A filtragem perfeita do óleo é fundamental para o bom funcionamento de um circuito hidráulico, aumentando a vida útil das bombas e válvulas de vários tipos que comandam o sistema das máquinas e prensas, evitando onerosas substituições de peças.
O uso contínuo do óleo em sistemas de circulação o sujeita os vários tipos de poluição, a saber:
a) Contaminação Física: Externa, por sílica (poeira), matérias estranhas de várias espécies e ferrugem, assim como interna: micro-partículas resultantes da erosão e desgaste mecânico e água produzida pela condensação da umidade do ar; Estas partículas, porém duras e abrasivas, assim como a água, circulam livremente com o óleo, produzindo progressivo desgaste das superfícies metálicas.
b) Alterações Químicas: Especialmente produtos de oxidação (lama, gomosidades resinosas não solúveis, vernizes e lacas), alguns deles formados sob altas temperaturas e pressões. Neste caso, causam o engrossamento do óleo, interferindo no funcionamento do sistema, e deixam depósitos no circuito, que podem provocar obstruções.
Esses tipos de contaminantes são causadores do desgaste excessivo nas bombas, válvulas, guarnições e demais componentes de alta precisão, agindo como abrasivos que danificam as superfícies em contato direto com o fluido hidráulico.
Em caso de estocagem, deve-se contar com um aumento maior de contaminação.
O uso de um Filtro-Prensa produz uma restauração do óleo, de modo a permitir sua utilização por várias vezes, proporcionando economias no custo de operação.