filtros prensa

Por que o óleo Isolante precisa ser filtrado?

A filtragem perfeita do óleo é fundamental para oferecer proteção a transformadores e chaves disjuntoras operando em redes elétricas de alta tensão.

 

A rigidez dielétrica do óleo isolante é consideravelmente prejudicada com a presença de água.

 

Os contaminantes do óleo normalmente têm sua origem na oxidação natural do óleo, e se aceleram na presença de oxigênio e umidade a temperaturas elevadas, formando compostos insolúveis.

 

A umidade é medida através de ensaio de rigidez dielétrica, que mede a capacidade de esforço elétrico que o óleo pode suportar durante uma falha. Se o óleo perde a capacidade de isolar o esforço elétrico total, estará sobre a isolação primária, que ficará com uma carga muito grande e perderá suas propriedades isolantes em menos tempo.

 

Devido aos motivos expostos, há necessidade de manter o óleo isolante sempre em perfeito estado de uso, para garantir-lhe uma vida mais longa.

 

Os papelões estando absolutamente secos adquirem um elevado poder higroscópico absorvendo a umidade existente no óleo, diminuindo o período operacional da filtragem.

 

O Filtro-Prensa realiza as operações de carga do óleo, antes da entrada em serviço dos equipamentos e filtragem periódica com a finalidade de restabelecer as propriedades de rigidez dielétrica, fator de potência, tensão interfacial.

 

Após algum tempo de funcionamento do Filtro, a rigidez dielétrica do óleo isolante filtrado adquire valores mais elevados do que a rigidez inicial, o valor mínimo para um óleo isolante satisfatório para uso é de 22 K.V., enquanto este valor não for atingido, deve-se continuar a filtragem, com óleo de boa qualidade, a rigidez será superior a 30 K.V.

 

Observação Importante:

 

● No caso de carregar um tanque pela primeira vez ou recarregá-lo, é conveniente filtrá-lo.

É importante também examinar, periodicamente, amostras de óleo para verificar se suas propriedades dielétricas ainda correspondem aos valores recomendados.